Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR NOTÍCIAS SUGESTÕES
   
 
 
Terça | 16 | Julho
NOTÍCIA VOLTAR
Fernando Santos é o novo selecionador de futebol do Azerbaijão
2024-06-12
PARTILHAR:
O treinador português Fernando Santos é o novo selecionador de futebol do Azerbaijão, informou hoje a Federação daquele país, indicando que a ligação será extensa, com o objetivo de lutar pela qualificação para o Euro2028.

“Foi decidido nomear Fernando Santos como treinador principal da seleção do Azerbaijão, tendo em conta a sua rica experiência como um dos mais conhecidos especialistas do futebol mundial, os seus sucessos ao longo da sua carreira profissional, incluindo o campeonato europeu com a seleção portuguesa”, indicou a Federação do Azerbaijão (AFFA), em comunicado na sua página oficial.

Na mesma nota, o organismo acrescenta que a ligação com o treinador português, que terá funções também alargadas à formação e ao desenvolvimento do futebol no país, não será de curta duração, num projeto que se quer ambicioso.

“Tendo em conta que o processo não será de curta duração e que abrangerá um determinado período, foi traçado ao treinador português o objetivo de formar uma equipa competitiva para uma campanha de sucesso na fase de qualificação do Euro2028", justifica a AFFA.

O treinador, de 69 anos, que deverá ser apresentado na quinta-feira em Baku, chega à seleção azeri depois de ter sido despedido em abril do Besiktas, três meses após ter sido contratado e num momento em que o clube de Istambul atravessava uma série negativa, de três derrotas e dois empates.

Antes, em setembro do último ano, o treinador que conduziu Portugal à conquista de um inédito título europeu de futebol, em 2016, também tinha sido despedido da seleção da Polónia, pela qual efetuou apenas seis jogos.

Na carreira, o momento mais alto é a conquista do Europeu e a primeira edição da Liga das Nações com a seleção portuguesa, que orientou durante um longo período, de outubro de 2014 a dezembro de 2022, fechando o ciclo no Mundial2022 do Qatar.

A nível de seleções, o treinador tinha iniciado o percurso em 2011, com a Grécia, depois de ter orientado vários clubes, entre os quais PAOK, Benfica, AEK, Sporting, Panathinaikos, FC Porto, o emblema em que teve maior sucesso, Estrela da Amadora e Estoril Praia.

Pelos ‘dragões’, Fernando Santos conquistou um campeonato, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, num currículo que inclui ainda uma Taça da Grécia e uma Taça da Turquia.
 
 
 
 Radio Linear
@2024 Rádio Linear
ESTATUTO EDITORIAL | TRANSPARÊNCIA | CONTACTOS