Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR NOTÍCIAS SUGESTÕES
   
 
 
Domingo | 25 | Fevereiro
NOTÍCIA VOLTAR
Vila do Conde "confiante" para a eleição de Capital Europeia da Juventude 2026
2023-01-19
PARTILHAR:
O presidente da Câmara de Vila do Conde mostrou-se "muito confiante" no sucesso da candidatura do concelho a Capital Europeia da Juventude, em 2026, apontado "qualidade e bases sólida" para disputar a eleição.

Vítor Costa partilhou esta convicção durante o Fórum da Juventude Vila-condense, que se realizou com a presença de 250 alunos das escolas secundárias locais, naquele que foi o último evento relacionado com a candidatura, que será formalmente entregue a 6 de fevereiro.

"Estou muito confiante de que seremos bem-sucedidos nesta candidatura, que tem qualidade e bases sólidas para ser escolhida. Mas, mais importante é este caminho que estamos a fazer, envolvendo os jovens, num processo que não termina na entrega da candidatura nem na decisão final, mas sim nas sementes que deixámos para o futuro", disse Vítor Costa.

Depois da entrega do processo, no início de fevereiro, junto Fórum Europeu da Juventude, uma plataforma das organizações de juventude na Europa, haverá em março uma seleção das melhores candidaturas, que serão reduzidos a cinco, e que vão, depois, continuar a trabalhar para que uma seja eleita.

"Este debate de ideias e atitudes é o início de uma longa caminhada que demorará décadas a serem implementadas, mas que acredito vai mudar o concelho de Vila do Conde e a nossa região. Queremos a afirmação plena de Vila do Conde a nível nacional e, também para isso, os políticos têm de ter coragem de tomar decisões com a plena participação dos jovens, ouvindo as suas ideias, conceitos, vontades e leitura do mundo", analisou o autarca.

A candidatura de Vila do Conde é a única a nível nacional a Capital Europeia de Juventude de 2026, e Vítor Costa analisou os pontos fortes da mesma.

"O principal é os vila-condenses, sobretudo os jovens, mas também a nossa localização, equipamentos desportivos e culturais, o património arquitetónico, cultural e natural, além da nossa história milenar, sempre marcada um fortíssimo sentimento identitário e com vontade de vencer", partilhou.

O autarca vila-condense lembrou, também, que um dos pontos fortes desta candidatura "é o desafio de fazer muito, com pouco [dinheiro]", garantindo que a premissa de que "um investimento baixo também pode dar, com trabalho e dedicação, bons resultados, é um exemplo para os jovens".

"Por isso, esta é uma candidatura dos jovens e para os jovens, envolvendo a comunidade, as associações, as freguesias e os decisores políticos, num trabalho que tem de ser conjunto", concluiu Vítor Costa.

A Capital Europeia da Juventude é um título atribuído anualmente a uma cidade europeia pelo Fórum Europeu da Juventude e tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens.

Braga em 2012 e Cascais em 2018 foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão.
 
 
 
 Radio Linear
@2024 Rádio Linear
ESTATUTO EDITORIAL | CONTACTOS