Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Quarta | 25 | Novembro
NOTÍCIA VOLTAR
Para desmistificar medos e receios das batas brancas
2016-06-20
PARTILHAR:

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) organizou, no passado sábado, entre as 15h00 e as 19h00, no Diana Bar, Póvoa de Varzim, o evento “PEDIATRIA SAI À RUA”, um open day dedicado à desmistificação dos medos e receios dos mais novos relativamente à intervenção médica e de enfermagem nas suas vidas.

“O objectivo passou por incutir nos mais novos a ideia de que o profissional de saúde é, acima de tudo, um amigo, alguém com quem a criança ou o adolescente podem partilhar a sua dor, incómodo ou mal-estar, diminuindo, assim, a ansiedade” – sublinha a diretora do Serviço de Pediatria, Conceição Casanova.

Em última instância pretendeu-se atenuar e eliminar, progressivamente, práticas e conceitos enraizados na nossa própria cultura “e é pelas crianças que se chega aos pais”, refere a Conceição Casanova.

É ainda comum associar, junto da criança, a existência dos profissionais de saúde como os protagonistas da “pica” da injeção, da vacina, da bata, do estetoscópio, objetos que os mais novos se habituaram a olhar com desconfiança.

Esta foi a 13.ª edição da iniciativa que assinala o Dia da Pediatria, embora este ano a evocação tenha assumido contornos mais abrangentes, com um open day especialmente pensado para o mundo infantil e que contou com um “circuito” onde foram pensados vários “corners/bancas” de que se destacaram a exibição de um slideshow, um mini curso de massagem para bebés, formação relativamente ao transporte de crianças em automóveis, jogos didáticos e interactivos, pinturas faciais, um “hospital em miniatura” (para interagir com os mais pequenos) e a “visita” de personagens do imaginário infantil.
O programa abrangeu, igualmente, a exposição de desenhos de crianças que estiveram internadas no CHPVVC.

A abertura contou com a presença do Conselho de Administração do CHPVVC, nomeadamente o presidente, José Manuel Cardoso, e a enfermeira diretora, Isabel Rocha.

Marcaram presença também representantes das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.


 
 
 
 Radio Linear
@2020 Radio Linear
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS