Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Quarta | 02 | Dezembro
NOTÍCIA VOLTAR
“Do Rio das Pérolas ao Ave” de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
2016-06-20
PARTILHAR:
Com abertura a 2 de julho e encerramento a 25 de setembro, a exposição “Do Rio das Pérolas ao Ave” terá uma programação paralela de cinema no 24º Curtas Vila do Conde, de 9 a 17 de julho, onde a dupla de realizadores vai apresentar uma misteriosa e histórica carta branca.
“Do Rio das Pérolas ao Ave” é a primeira exposição em Portugal de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, realizadores que, assim, se aventuram num projeto transversal, mais relacionado com as artes-plásticas.
Composta por instalações concebidas exclusivamente para o espaço da Solar, em articulação com a sua configuração sinuosa e recôndita, esta exposição propõe um percurso lúdico pelo universo dos dois cineastas, procurando estabelecer novos diálogos com os filmes e respectivos processos de produção, numa abordagem muito diferente da que acontece habitualmente na sala de cinema.
A dupla de realizadores é uma das mais ativas e importantes do cinema português e terá, assim, uma nova forma de apresentar e complementar o seu trabalho cinematográfico.
Nesta exposição, serão apresentadas instalações-vídeo e objetos intimamente ligados à produção de filmes como “Alvorada Vermelha”, “Mahjong”, “Manhã de Santo António”, “O Corpo de Afonso” e “Parabéns” – que já passaram pelo Curtas Vila do Conde – e “Morrer como um Homem”, “O Fantasma” e “O Que Arde Cura”.
“Do Rio das Pérolas ao Ave” antecipa a retrospectiva integral que João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata vão apresentar no Centro Pompidou, em Paris, no final deste ano.
No âmbito do projeto CAVE, os realizadores convidaram um jovem artista, João Gabriel Pereira, que vai expor, em project room, pintura e vídeo nas mesmas datas e também no espaço Solar.
 
 
 
 Radio Linear
@2020 Radio Linear
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS