Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Quarta | 02 | Dezembro
NOTÍCIA VOLTAR
O que muda em Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira....
2020-10-23
PARTILHAR:
O Conselho de Ministros aprovou medidas bastante mais restritivas para três concelhos na região Norte que têm crescimento avultado de novos casos. São eles Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Eis as medidas aprovadas, que incluem suspensão de visitas a lares, proibição de eventos e feiras, dever de ficar em casa (fora trabalho e escola), teletrabalho obrigatório. As regras entram em vigor já esta sexta-feira, sem data para terminar.

De acordo com a informação divulgada pelo Conselho de Ministros, os cidadãos destes três concelhos devem, durante uma semana, “abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto para um conjunto de deslocações que estão autorizadas, designadamente para aquisição de bens e serviços, para desempenho de atividades profissionais”.

Podem ainda deslocar-se “por motivos de saúde, para assistência de pessoas vulneráveis, para frequência de estabelecimentos escolares, para deslocação a estabelecimentos e serviços não encerrados, para fruição de momentos ao ar livre, para deslocações para eventos e acesso a equipamentos culturais, para a prática de atividade física ao ar livre, para passeio dos animais de companhia”.

Ficou ainda estabelecido que os veículos particulares podem “circular na via pública desde que seja para realizar as atividades autorizadas ou para o reabastecimento em postos de combustível”.

“Determina-se que em todas as deslocações efetuadas devem ser respeitadas as recomendações e ordens determinadas pelas autoridades de saúde e pelas forças e serviços de segurança, designadamente as respeitantes às distâncias a observar entre as pessoas”, refere ainda o governo.

Muda ainda o dia a dia destas três freguesias nos seguintes pontos:

– Teletrabalho obrigatório para todas as funções que o permitam, independentemente do vínculo laboral.

– Proibição de quaisquer celebrações e eventos com mais de cinco pessoas (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar).

– Obrigatoriedade de os estabelecimentos encerrarem às 22.00, com algumas exceções.

– A realização de feiras e mercados de levante ficam igualmente proibidas nestes três concelhos, onde passam ainda a estar suspensas as visitas a lares de idosos, a unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Integrados e noutras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como as atividades de centro de dia.
 
 
 
 Radio Linear
@2020 Radio Linear
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS