Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Terça | 02 | Junho
NOTÍCIA VOLTAR
FNA falou de Processos de Certificação
2016-08-08
PARTILHAR:
A Feira Nacional de Artesanato regressou este ano ao tema «Processo de Certificação» com mais uma sessão/debate de esclarecimento sobre a implementação dos processos de certificação dos produtos. Numa edição em que os instrumentos musicais foram o grande destaque, a sessão de esclarecimento baseou-se no processo de certificação da Viola Braguesa.
A Câmara Municipal de Braga, cujo presidente do executivo foi representado pelo assessor António Barroso, justificou o interesse cultural, económico, histórico e financeiro da certificação do instrumento típico para o concelho.
É à Adere Minho que cabe certificar mas antes disso há um processo rigoroso e moroso para cumprir. Teresa Costa, responsável da Adere Minho pela implantação dos processos de certificação e que, desde janeiro, tem promovido sessões de esclarecimento sobre este processo em concreto, realçou o facto da certificação deste instrumento, a viola braguesa, acabou por ser o tema da 39ª edição da FNA.
Até agora estão certificados seis produtos: «lenço dos namorados do Minho», «olaria e figurado de Barcelos», «bordado de Guimarães», «bordado de Viana do Castelo» e «rendas de bilros de Vila do Conde (desde 2015)». O 7º vai ser em setembro o «tapete de Arraiolos» cujo processo está mais avançado. Devem seguir-se «a viola braguesa de Braga», a par da «filigrana de Gondomar».
A certificação tem um interesse lógico pelas evidentes vantagens, referiu Teresa Costa.
 
 
 
Radio Linear
Radio Linear @2019 copyright M90 – Radiodifusão, Lda.
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS