Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Segunda | 01 | Junho
NOTÍCIA VOLTAR
Contributos para a história contemporânea de Vila do Conde
2016-08-02
PARTILHAR:

Depois do Volume «Vila do Conde» que integrou a colecção Cidades da Presença, Marta Miranda, a directora da Biblioteca Municipal que é formada em história, publicou um livro novo.
O “Bairro Balnear” Contributos para a história contemporânea de Vila do Conde (1866 1936) é a história da praia, frequentada principalmente por aristocratas e da urbanização crescente à volta da rua principal de Vila do Conde, na época.
Um documento histórico que resultou da investigação no âmbito da dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O trabalho pretende refletir sobre a revolução urbanística operada em Vila do Conde, a partir da segunda metade do século XIX. Após 1850, a localidade foi dotada de um conjunto de infra estruturas e equipamentos que viriam a alterar profundamente a sua fisionomia urbana. A ocupação residencial do litoral impôs-se, aos dirigentes municipais de então, como um fator de progresso e prosperidade.
A abertura da rua dos banhos, em 1866, seria um marco fundamental no novo desenho viário a partir de então, tendo como horizonte a estruturação de uma requintada estância balnear.
O livro de Marta Miranda foi apresentado no sábado por Jorge Alves, catedrático da FLUP e especialista em História Contemporânea, no Salão Nobre do Centro Municipal de Juventude, edifício localizado a meio do «Bairro Balnear» a que se refere a obra.


 
 
 
Radio Linear
Radio Linear @2019 copyright M90 – Radiodifusão, Lda.
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS