Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Domingo | 05 | Julho
NOTÍCIA VOLTAR
Catarina Martins garante apoio ao Governo para “contestar” penalizações da CE
2016-07-27
PARTILHAR:
Catarina Martins, coordenadora do BE, esteve ontem em Vila do Conde e, à margem da visita que fez à Feira Nacional de Artesanato, sublinhou que a aplicação de sanções pela Comissão Europeia a Portugal por défice excessivo em 2015 é uma "irresponsabilidade" e "ilegítima", garantindo o apoio do bloco ao Governo para contestar o processo de sanções.
A líder do bloco afirmou não ter muita esperança de que a Comissão Europeia chegue à conclusão de que aplicar sanções a Portugal "não tem sentido nenhum" e lembrou que as sanções não foram aplicadas a outros países em situação semelhante.
Para Catarina Martins "um bom resultado seria que a Comissão Europeia chegasse à conclusão de que as sanções são uma irresponsabilidade, que são ilegítimas e que não têm nenhum sentido”, mas sublinha que não tem muita esperança que a Comissão Europeia tenha essa sensatez e esse sentido de responsabilidade.
Segundo Catarina Martins, "a Comissão Europeia está a decidir se aplica ou não uma multa a Portugal por causa do défice de 2015 e tem a ver com os processos de défice de 2013 e 2015, período em que houve um Governo de PSD/CDS que fez tudo o que a Comissão Europeia queria".
Catarina Martins garante apoiar o Governo de António Costa na luta contra o processo de sanções e sublinha que nenhuma sanção é razoável porque nenhuma sanção é legítima.
Portugal deverá conhecer hoje a possível multa a pagar por falhar as metas orçamentais impostas pela União Europeia (UE), num anúncio esperado para o início da tarde após a última reunião dos comissários europeus antes das férias de verão.
Desde maio, que Portugal e Espanha aguardam pelo desfecho do processo por terem ficado acima de um défice de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), esperando-se que hoje seja anunciado quer a multa, que pode ir até aos 0,2% do PIB, quer novos prolongamentos para cumprir objetivos.
 
 
 
Radio Linear
Radio Linear @2019 copyright M90 – Radiodifusão, Lda.
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS