Rádio Linear - A rádio de Vila do Conde
 
RADIO LINEAR SUCESSOS NOTÍCIAS SUGESTÕES ENTREVISTAS
   
 
 
Terça | 18 | Junho
NOTÍCIA VOLTAR
Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim
2019-06-12
PARTILHAR:

Na Póvoa de Varzim já se preparam as festas de S. Pedro.
As festas da cidade arrancam no dia 25, às 10h, com o S. Pedrinho e a Pequenada, com dezenas de crianças dos Jardins de Infância do concelho a desfilar pelo Passeio Alegre e Auditório da Lota com a interpretação das coreografias preparadas pelos seus educadores.
No mesmo dia, as ruas da Póvoa vão iluminar-se pela primeira vez depois do pôr-do-sol, às 22h.
O pontapé de saída para as famosas sardinhadas poveiras está agendado para o dia 27, às 12h30, e vai ser dado pela Casa da Juventude, que vai acompanhar os petiscos com um arraial e gincana de jogos tradicionais. A finalizar o dia, às 22h, os Bairros de Belém, Matriz, Mariadeira, Norte, Regufe e Sul inauguram os seus Tronos.
O Mercado Municipal também se associa à grande festa, no dia 28, às 12h, com a organização de uma sardinhada especial em parceria com a PROANDI, a abrir o apetite para a grande Noitada de S. Pedro, de 28 para 29.
A noitada, que promete durar até ao amanhecer, vai ter animação garantida por toda a cidade, com rusgas, sardinhas, muita dança, convívio, tradição e o inevitável espetáculo de fogo de artificio com música, às 00h, na Avenida dos Descobrimentos, Avenida dos Banhos e Largo do Passeio Alegre.
Dia 29 é feriado na Póvoa de Varzim, e o Dia de S. Pedro começa logo pela manhã. Às 11h, a Igreja da Lapa celebra uma missa, seguida por uma arruada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e Banda Marcial de Gueifães, às 14h15, da Igreja Matriz até à Praça do Almada, termina num concerto às 15h, com a interpretação conjunta do tema “S. Pedro Poveiro”. Depois de nova arruada, até à Igreja Matriz, começa a Procissão de S. Pedro, que incorpora os três Santos Populares (S. Pedro, Stº António e S. João) e recolhe na Igreja da Lapa.
A terminar o grande Dia de S. Pedro, Nego do Borel, convidado de honra das Festas, sobe ao palco em frente ao Casino da Póvoa para um concerto gratuito, às 22h.
 
 
 
Radio Linear
Radio Linear @2019 copyright M90 – Radiodifusão, Lda.
LEGISLAÇÃO | CONTACTOS